quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Como cantar bem

1- NÃO IMITE Liberte-se dos vícios. Quando cantamos no chuveiro, costumamos imitar nossos cantores favoritos (ainda mais se cantamos junto com a música tocando). Embarcamos no tom de outra pessoa, o que pode forçar a voz e comprometer a interpretação. Para cantar bem, é preciso achar um estilo próprio.

2- ACHE O TOM Mas o que é o tom certo? É aquele que deixa a voz firme e confortável. Há 3 possibilidades: baixo, médio e agudo. Se sua voz é grave, pode ser que seu canto fique melhor em um tom baixo ou médio (não agudo, provavelmente). Aqui vale consultar um professor de canto, que determina isso com precisão.

3- RESPIRE FUNDO A respiração abdominal é ideal para o canto, porque permite que você use toda a capacidade pulmonar. Pra treiná-la, recorra a uma bexiga. Inspire e leve o ar para a região do abdomen durante 3 segundos. Depois é só soprar a bexiga, contraindo o abdomen até soltar todo o ar.

4- CAPRICHE NA POSTURA Postura errada pode bloquear o movimento do diafragma e dificultar a respiração. Mantenha o tronco ereto e os ombros relaxados. Deixe os pés ligeiramente afastados um do outro, para dar equilíbrio ao corpo. E evite colocar todo seu peso sobre uma perna só.

5- PREPARE A VOZ Antes de cantas, cuide da alimentação. Derivados de leite alteram o pH da saliva e a deixam mais viscosa. Açúcar estimula a produção de muco. Também exercite a voz. Imite o som de uma metralhadora – trrrrrrrrrrrrrr- por até 15 minutos. Servirá como um aquecimento antes de uma corrida, para evitar um inchaço ou nódulo nas cordas vocais.

6- SOLTE A VOZ – E A BOCA Articule bem as palavras, principalmente as vogais. Isso dá força à interpretação (e evita que você pareça um ventríloquo). Exercícios como estalar a língua ou vibrar os lábios (fazendo “brrrr”)ajuda, porque relaxam a musculatura da boca.


Superintessante, Agosto de 2010